PoliClínica Guairacá traz serviço especializado no atendimento a lesões

O Ambulatório de Estomaterapia da PoliClínica Guairacá é referência. Trata-se de um dos três centros de curativos especiais do município.

22/02/2021

Especialidade importante em uma instituição hospitalar, a estomaterapia é um ramo da enfermagem que trata pessoas com feridas crônicas, estomas e incontinências. Quando se trata do assunto, o Ambulatório de Estomaterapia da PoliClínica Guairacá é referência. Trata-se de um dos três centros de curativos especiais do município, que ainda recebe pacientes de outras cidades que integram a 5ª Regional de Saúde do Estado.

Segundo a enfermeira Ana Paula Winyk, responsável técnica do local, as lesões podem ser ocasionadas por vários motivos. Um deles é o caso de lesão por pressão. “São feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. Ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas”, explica.

Diego Miranda recebe acompanhamento no ambulatório da instituição há 3 anos. “O tratamento é ótimo, desde que iniciei as lesões melhoraram bastante. Outro ponto positivo é que eu recebo o atendimento de forma gratuita por meio do SUS”, conta.

São realizados, em média, 30 atendimentos de estomaterapia por semana, grande parte pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros diferencias da PoliClínica Guairacá são os curativos especiais, conforme apontou a enfermeira. “São aqueles curativos mais complexos e que as unidades básicas de saúde não conseguem atender e acabam encaminhando para o nosso ambulatório, também via SUS”.