Enfermagempoliclínica
A PoliClínica UniGuairacá é especializada em atendimento Ambulatorial:
Ambulatório de estomaterapia e feridas
O Ambulatório de Estomaterapia da PoliClínica UniGuairacá é um dos três principais centros de referência no atendimento de feridas da 5ª Regional de Saúde, atendendo inúmeros pacientes com qualidade na assistência e resolutividade no atendimento. Seu objetivo consiste em avaliar, orientar, cuidar e garantir aos pacientes com estomas, feridas crônicas e trauma tissular uma assistência especializada, oferecendo:
- Consultas de enfermagem, baseada na avaliação adequada e realização de curativos especiais;
- Atendimentos especializados com ênfase na orientação para o autocuidado e prevenção de complicações;
- Estímulo de mudanças de hábitos que comprometam o estado de saúde dos clientes;
- Aproximação dos familiares e/ou cuidadores de forma integral, na busca das soluções dos problemas e fatores relacionados com o cliente;
- Protocolos de cuidados e prevenção de complicações.
Além disso, o Ambulatório de Estomaterapia e Feridas é constituído por um grupo de profissionais preocupados na eficiência da recuperação do paciente portador de lesões, por meio de conhecimentos técnico-científicos atualizados, qualificando a assistência de enfermagem na realização de curativos e proporcionando o bem-estar do paciente.
Ambulatório de Amamentação
O Ambulatório de Amamentação tem como intuito prestar assistência de enfermagem integral a puérperas perante o aleitamento materno, possibilitando o ensino do manejo do aleitamento materno, prevenindo suas complicações e intercorrências e tratando-as quando identificadas.
Situações como experiência prévia de desmame precoce, mãe adolescente, baixo peso da criança, pega incorreta, primiparidade, intercorrências mamárias, parto prematuro e solicitações de complemento via Secretaria Municipal de Saúde são alguns dos exemplos que as mães podem ser encaminhadas para o Ambulatório de Amamentação.
Durante as consultas de enfermagem são realizadas atividades de educação em saúde para as mulheres que estão vivenciando o processo de amamentação, para que as mesmas estejam preparadas e estimuladas para oferecer o leite materno aos seus filhos.
Dessa forma, por meio das consultas de enfermagem, o Ambulatório de Amamentação visa colaborar para o aumento nos índices de aleitamento materno no município, uma vez que é sabido, por meio da literatura, que os fatores determinantes para o desmame precoce são inúmeros, englobando desde elementos pessoais até fisiológicos.
Exame Papanicolau
O Exame Papanicolau, popularmente conhecido como exame “preventivo”, é um procedimento que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como Gardnerella vaginalis, Tricomoníase e Candidíase.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar durante a coleta e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Importante frisar que mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periodicamente, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Esta faixa etária é considerada de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Após a realização do procedimento, a mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.