Clínica de Odontologia da PoliClínica Guairacá contribui com o sistema de saúde do município

09/03/2021

A Clínica de Odontologia da PoliClínica Guairacá tem feito a diferença quando o assunto é saúde bucal. O espaço foi criado com o compromisso social de somar com o sistema de saúde do município, e também, com as cidades que fazem parte da 5ª Regional de Saúde do Estado. A média de atendimentos chega a 550 por mês na área, muitos deles sem nenhum custo à população.

O local também possui finalidade acadêmica, à medida que proporciona aos alunos da UniGuairacá Centro Universitário atividades práticas que contribuem na sua formação. Segundo a coordenadora da Clínica de Odontologia, Ana Paula Traiano, é a partir do 3º Período que os alunos começam os atendimentos. “O primeiro contato com o paciente é por meio da disciplina de Diagnóstico e Triagem, onde é feita uma avaliação bucal completa para direcionar à especialidade que ele deve seguir”.

Outra disciplina inicial é Dentística Restauradora, que foca na parte dos cuidados com os dentes, como cáries, fraturas e restaurações. No local também são feitas cirurgias, de extração de dentes comprometidos ou com fraturas, tratamento de canal e tratamentos de tecidos moles.

Ainda compõe a lista de atendimentos odontológicos as próteses, a odontopediatria e a clínica do bebê. “Na odontopediatria são tratados os dentes de leite dos pacientes até os 13 anos, mas também é foco dessa especialidade, com a ajuda dos pais, ensinar os cuidados que as crianças precisam ter com a escovação: passar fio dental, escovar da maneira correta e também cuidar da alimentação, priorizando alimentos que evitam as cáries”, completou Ana Paula. No caso de bebês, alunos e professores ajudam tanto as mães quanto os próprios bebês na hora em que a primeira dentição está nascendo.

Alguns pacientes, como a Susana Kublinski, chegam até a PoliClínica Guairacá por meio de indicações. “Uma amiga falou sobre o atendimento. Já faz 3 anos que sou atendida e o tratamento é muito bom, então sempre que alguém pergunta eu recomendo como um ótimo serviço”.

A acadêmica Jade Santini, do 9º Período do curso, destacou a riqueza desse espaço para sua formação. “É importante participar do atendimento clínico para já ir criando uma rotina e confiança para atuação profissional. Aqui aprendemos a nos comunicar com os pacientes, como passar as orientações de forma com que eles consigam entender e levar para suas vidas”.

O professor Wolnei Luiz Centenaro afirmou que o aluno sai da UniGuairacá ainda mais preparado e seguro para o mercado de trabalho. “A educação continuada é uma das preocupações do curso de Odontologia. Por isso, o aluno termina a graduação e tem a sua disposição diversos cursos de especialização”.